Todo mundo que já trabalhou ou trabalha na vida precisou passar por algum tipo de processo seletivo e entrevista de emprego certo? E muitas pessoas tem dificuldade em transmitir ao entrevistador tudo o que deseja sobre si, de modo que ele entenda qual seu perfil profissional e se encaixa na vaga.

O perfil profissional, é uma apresentação do candidato, de você, resumindo suas qualificações, habilidades, competências e experiências anteriores. É aquele primeiro contato que você faz com o contratante para ele te conhecer melhor e entender suas características.

Mas como descrever um perfil profissional, você deve estar se perguntando. Primeiro especifique seu grau de conhecimento atual (escolaridade, especializações e cursos), coloque suas qualidades em atividades especificas, conquistas anteriores, competências e habilidades e por fim disponibilidade de horário. Esses são alguns pontos básicos, porém existem outros que podem serem pedidos pelos entrevistadores então é importante se conhecer e ir preparado!

Lembre-se sempre de fazer uma lista com os tópicos mais importantes sobre você, se imagina na posição do recrutador. Seja objetivo, você terá apenas alguns minutos de conversa com o entrevistador para passar tudo o que precisa, se for possível utilize ferramentas para a divulgação do seu perfil, outras empresas podem te encontrar, e por fim fuja de clichês elas não demonstram nenhum diferencial em relação aos outros candidatos.

Para saber mais como construir seu perfil profissional, veja este artigo do Guia da Carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *